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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Leitor mostra seu xodó: um Del Rey 84


Por um bom tempo o comerciante Irineu Vencigueri ficou “de olho” nesse Ford Del Rey duas-portas ano 1984, da série Ouro (mais luxuosa), com câmbio automático e motor a etanol. O sedã era do pai de um amigo, seu dono desde zero-km, que não aceitava fazer negócio. “Quando ele morreu, meu amigo perguntou se eu gostaria de ficar com o carro. Na hora aceitei!”


Isso foi há pouco mais de dez anos. Desde então o Del Rey é um dos xodós de Vencigueri, que o usa pouco. “O antigo dono também não rodava muito com o carro.” O hodômetro marca 66 mil quilômetros, uma ninharia para um veículo de 28 anos.


O Ford está exatamente como Vencigueri o comprou. Na carroceria não há detalhes, exceto marcas “de uso”, como pequenas trincas nas bordas do para-choque dianteiro e a ausência do símbolo da fábrica na grade. “Alguém levou de ‘lembrança’, vou colocar outro” diz o dono.

O interior está impecável. Tudo funciona, inclusive o ar-condicionado e os comandos dos vidros elétricos, ao lado da alavanca de câmbio. A direção tem assistência hidráulica e ajuda na hora de manobrar o Del Rey. O motor de quatro cilindros 1.6 CHT (sigla para câmara de alta turbulência) funciona bem quando quente. O etanol o faz falhar quando frio.

O câmbio automático de três marchas era produzido pela Renault. Há tantas semelhanças entre ele e as modernas caixas de seis, sete ou até oito velocidades quanto entre um Atari e um Playstation 3. Mas, embora seja arcaica, à sua época foi a mais avançada entre as nacionais, com a primazia do controle eletrônico para trocas de marchas.

Como nas atuais, o sistema avalia parâmetros como velocidade do carro e posição da borboleta do carburador para escolher a marcha adequada. Foi esse recurso, aliás, o único item do Del Rey que demandou reparo por Vencigueri. O controle eletrônico teve de ser substituído.

A abertura do tanque de combustível, escondida sob a placa traseira, é um detalhe idiossincrático que mostra cuidado – para não afetar o desenho do Ford.

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