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domingo, 15 de abril de 2012

Ford Ka tem pior cinto de segurança entre hatches


A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (também conhecida como Proteste) testou vinte versões dos dez principais modelos de hatches compactos à venda no Brasil para avaliar os melhores e os piores cintos de segurança. Foram analisados itens como sistema de travamento, comprimento do cadarço e local de fixação da haste do fecho.

O Ford Ka teve o pior resultado, após perder pontos em diversos quesitos. Segundo a Proteste, o sistema de retenção do modelo 1.0 Rocam é o pior dentre todos os avaliados, além de que o cinto não possui o tamanho necessário para a instalação de bebê-conforto. Outro problema é que motoristas obesos correm maiores riscos em caso de acidente no Ka, já que o comprimento do cinto não oferece a segurança necessária. Esse problema é comum aos modelos Renault Clio, Chevrolet Celta e Ford Ka 1.6 Sport.

O diferencial de oferecer cinto de segurança retrátil de três pontos para o passageiro central do banco traseiro fez com que o Chevrolet Corsa 1.4 Flexpower Maxx fosse considerado o melhor avaliado. Outros modelos que também se saíram bem foram Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique, Volkswagen Fox 1.6 Prime i-motion e Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic. A presença de airbags em todos eles também contou pontos favoráveis.

Versões mais seguras

O teste também avaliou os modelos que possuem a maior diferença nos cintos entre os modelos de entrada e os mais completos. A maior diferença entre as versões encontra-se no Fiat Uno e no Ford Fiesta. Em compensação, a associação destaca que alguns modelos, como o Volkswagen Gol série Rock in Rio, oferecem o melhor cinto de segurança em versões que não são as mais completas.

O Renault Clio é o único modelo que apresentou risco de o motorista ter dificuldades para engatar perfeitamente o cinto de segurança na haste do fecho, já que a alavanca do freio de mão pode representar um obstáculo. Todos os hatches foram bem avaliados com relação à fixação da haste do fecho, já que a estrutura do banco – que é mais rígida, logo oferece maior resistência a impactos – é o local onde a peça foi afixada.
Fonte: AutoEsporte

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