O C-Max Energi é o primeiro Ford híbrido "plug-in", ou seja, movido a gasolina ou eletricidade e que pode ser recarregado na tomada. O veículo multiuso será lançado no mercado dos Estados Unidos nos próximos meses como o único da categoria capaz de atingir a velocidade de 136 km/h usando somente a propulsão elétrica, simplesmente com o acionamento de um comando existente no painel.
"Entendemos que as pessoas valorizam o prazer de dirigir mesmo em carros elétricos com emissões zero", afirmou Joe Bakaj, vice-presidente de engenharia de powertrain da Ford. "Isso inspirou nossa equipe de engenharia a colocar no C-Max Energi um botão que permite ao motorista rodar somente no modo elétrico com velocidade maior."
Com uma carga completa da bateria, o C-Max Energi desenvolve 198 cv, ante 190 cv do Toyota Prius, segundo a montadora norte-americana. No modo elétrico, sua autonomia é de mais de 32 quilômetros. A autonomia total (considerando o modo elétrico e a combustão) é de 885 km.
Três modos elétricos
O botão EV, montado no centro do painel, permite ao motorista selecionar três modos de operação: híbrido normal (Auto), somente elétrico (Now) ou com economia de bateria (Later).
No modo Auto, o computador de bordo seleciona automaticamente a melhor combinação de uso da bateria e do motor a gasolina, com base na potência exigida e carga disponível. No modo Now, o veículo opera somente com a bateria. O motor a gasolina não é usado a menos que o motorista acione um comando. Esse modo também ativa uma tela especial que monitora o funcionamento do sistema e dá orientações ao motorista para otimizar o uso de energia.
O modo Later economiza energia elétrica da bateria para ser usada mais tarde, como quando se vai de uma rodovia para uma área residencial, de menor velocidade. O veículo opera no modo híbrido, usando o motor a gasolina e o motor elétrico, mas poupa a bateria até que se selecione os modos Now ou Auto.
Fonte: iGCarros
Nenhum comentário:
Postar um comentário