Pesquisa personalizada

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ford B-Max dispensa coluna B em busca de versatilidade


O Salão de Genebra abriu as portas para a imprensa nesta terça-feira (06) e uma das grandes novidades da Ford é a B-Max, minivan de pequeno porte derivado do hatch (New) Fiesta e que, naquele mercado, mira no Honda Jazz (Fit), Nissan Note, além do seu principal concorrente, o Opel / Vauxhall Meriva.


O grande destaque do modelo é o seu sistema de abertura das portas, que dispensa a presença da coluna B. Para conseguir isso, o modelo foi equipado com portas dianteiras convencionais e traseiras do tipo deslizantes que se abrem de modo independente.


O carro teve sua estrutura lateral reforçada, sendo que, de acordo com a marca, 58% dos materiais utilizados na estrutura da carroceria e nas portas são de alta resistência.


“O principal objetivo foi beneficiar os clientes com esse novo sistema de portas e ao mesmo tempo garantir um ótimo desempenho de segurança para os ocupantes,” explicou Klaus-Peter Tamm, Engenheiro-Chefe da Ford Europa.

No conjunto final, a nova B-Max oferece uma área de abertura de 1,5 metro – quando as portas dianteiras e traseiras estão abertas – o que facilita a entrada dos passageiros e até de objetos relativamente grandes.

Outro destaque da minivan é que ela pode ser equipada com o novo motor 1.0 EcoBoost, apresentado em novembro de 2011. Com duas variações, esse bloco pode desenvolver 100 cv ou 120 cv e ainda conta com sistema Start & Stop, sendo que a versão mais potente pode rodar até 20,4 km por litro de combustível e emitindo apenas 114 gramas de CO2 a cada quilômetro percorrido.

Existem ainda duas outras opções de propulsores a gasolina e dois a diesel. São eles os Duratec 1.4 de 90 cv e 1.6 de 105 cv, este último acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, além dos blocos Duratorq TDCi, o 1.6 de 95 cv e o 1.5 com 75 cv.

O modelo ainda conta com o sistema SYNC com acionamento de funções por comando de voz, que ainda pode controlar algumas tarefas do celular, desde que esse esteja sincronizado através do bluetooth. Mas a grande sacada da Ford foi integrá-lo a um novo mecanismo chamado de Assistência em Emergência.

Esse dispositivo auxilia os ocupantes a estabelecer contato com os serviços de emergência de mais de 30 países europeus, sendo bastante útil nos casos em que os passageiros ficam presos nas ferragens após um acidente em uma estrada vazia.

O novo Ford B-Max começa a ser comercializado no final deste ano na Europa. No Brasil, não existem informações sobre sua vinda, mas seria interessante ter um veículo com toda essa tecnologia rodando entre nós.
Fonte: iGCarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails