Pesquisa personalizada

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ford lança Fiesta capaz de rodar 30 km por litro de combustível


Na Europa o consumo de combustível é algo levado muito a sério não só pelo consumidor, mas também devido a exigências dos governos da região. Para o deleite deste público, a Ford acaba de iniciar a produção de uma nova linha do Fiesta capaz de percorrer 30,3 km por litro de combustível, no caso diesel.


É o Fiesta ECOnetic, que segundo a montadora é a versão mais eficiente do compacto ao longo de seus mais de 35 anos de história. A marca avisou que começa a vender o carro no final de 2012, porém, ainda não definiu seu preço para o mercado europeu.


Fabricado em Colonia, na Alemanha, o New Fiesta ecológico é impulsionado pelo motor 1.6 TDCi (turbodiesel com injeção direta de combustível) capaz de desenvolver 95 cavalos de potência e torque máximo de 20,9 kgfm. Já o câmbio é manual de 5 marchas com relações alongadas, o que ajuda a diminuir o consumo.

Para tornar o carro ainda mais eficiente, a Ford acrescentou alguns recursos ecológicos extras. O modelo, por exemplo, vem com sistema Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas e volta a ligá-lo assim que o pedal de freio é aliviado. E não para por aí.

A série ECOnetic ainda é equipada com freios regenerativos, que convertem a força cinética das frenagens e desaceleração das rodas em energia complementar para a bateria. Essa tecnologia alivia o esforço do motor na produção de eletricidade necessária para os equipamentos eletrônicos presentes no veículo. Esse Fiesta também traz melhorias aerodinâmicas, pneus de baixa resistência de rolagem e suspensão ligeiramente rebaixada.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 27 de março de 2012

Mustang ganha tecnologia da Microsoft


A Microsoft se uniu a preparadora norte-americana West Cost Customs para criar uma versão supertecnológica do Ford Mustang 2012. A empresa batizou o modelo de Project Detroit (ou Projeto Detroit em tradução livre) e – como não poderia ser diferente – recheou o muscle car com todo o tipo de tecnologia.


Ele ganhou um vídeo game Xbox 360 com Kinect (sensor de movimentos) e sistema operacional da Microsoft com celular embutido, além da plataforma Ford Sync e uma tela retrátil na parte traseira do carro para curtir os jogos.


A West Cost Customs mudou toda a estrutura visual do esportivo, que passou a ostentar o mesmo aspecto do Mustang de 1967. Para manter a atual tendência da moda automotiva, a preparadora aplicou um revestimento preto fosco sobre toda carroceria. Porém, o que mais chama a atenção são os LEDs espalhados pelas grades frontais e rodas, um tanto quanto excêntrico da parte da empresa de Bill Gates.


O Mustang Project Detroit será apresentado em eventos de tecnologia nos Estados Unidos
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 21 de março de 2012

Ford renova sua picape mais impressionante nos EUA


A Ford começa a vender nos Estados Unidos a nova Super Duty Platinum, considerada pela marca a picape mais luxuosa daquele país. Como é comum nos filmes americanos, este tipo de carro robusto e assustadoramente grande é bastante comum naquele mercado.


As principais mudanças na linha 2013 são os detalhes cromados espalhados pelo utilitário, além das rodas em alumínio de 20 polegadas. O interior ostenta o luxo prometido pela Ford através dos pedais com ajustes elétricos, câmera de ré, direção aquecida, detalhes em madeira e ajuste elétrico do banco do motorista.


Uma série de complementos tecnológicos também ajuda no bom tratamento dos passageiros. Entre eles estão o sistema multimídia SYNC, que tem acesso a central de climatização do habitáculo e também mostra as informações no navegador. Tudo através de uma tela de 8 polegadas.

O modelo Super Duty está disponível para as picapes F-250 (que saiu de linha no Brasil), F-350 e F-450. A versão Platinum conta com dois tipos de motores, o Power Stroke 6.7 diesel e o 6.2 V8 movido a gasolina. A potência dos blocos não foi divulgada pela marca. Não há informações da vinda da Super Duty para nosso país.

Picapes no Brasil

Enquanto os Estados Unidos se divertem com picapes que parecem caminhões, o Brasil aparenta estar na “era das picapes médias”. Em pouco tempo a nova Ford Ranger deverá desembarcar no país. A Chevrolet S10, por sua vez, já mudou e nós já testamos, enquanto a Toyota aposta na Hilux Flex.

Além da Nissan Frontier, que ganhou mais cavalos para encarar as novidades das concorrentes e a Volkswagen Amarok, que receberá um novo câmbio de 8 marchas em abril. Haja terra para caber todas elas.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 20 de março de 2012

Nova Ranger estreia na Argentina


É amigos, a briga entre as picapes médias não está para brincadeira. A Ford já prepara o lançamento da nova Ranger, que deve chegar às concessionárias no início de abril. Porém, na Argentina, o utilitário já está bem conhecido. Por lá a montadora iniciou as pré-vendas da Ranger em fevereiro e agora, pela primeira vez, mostrou suas qualidades ao público.


A nova geração da camionete foi apresentada na ExpoAgro, a feira agropecuária de Buenos Aires, onde passou por algumas “provas de fogo”, como mergulhos na lama e testes em rampas acentuadas em piso de terra.


Isso tudo é para provar que a nova Ranger tem chances de sucesso em 2012. O único problema, como foi dito no início deste texto, é que a briga não será fácil. Para encarar o utilitário da Ford, a Nissan mudou a motorização da Frontier, a Chevrolet apresentou uma S10 novinha em folha e a Volkswagen vai equipar a Amarok com câmbio de 8 marchas automático em abril. Isso tudo além da Toyota Hylux, que também mudou e está no páreo. Não está fácil para ninguém.

No passado...

Em 2011, a batalha entre os utilitários terminou assim: A Chevrolet S10 acabou o ano em 1º lugar com 42.818 unidades vendidas. Atrás dela veio a Toyota Hilux com 33.260 exemplares comercializados. A Mitsubishi L200 (que continua sem mudanças) ficou em 3º quando alcançou a marca dos 22.142 modelos emplacados e a Ranger, já defasada, conseguiu o 4º lugar com 14.987 picapes vendidas.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 16 de março de 2012

Invocado, novo Fiesta ST produz 180 cv


Abarth Punto, Opel Corsa OPC, Volkswagen Polo GTi, Alfa Romeo Mi.To Quadrifoglio Verde e todos os outros hatches premiuns turbinados do mercado europeu que se cuidem, pois a Ford vai voltar para esse nicho atacando de Fiesta ST.


A informação veio junto com a apresentação da versão de produção do modelo no Salão de Genebra e a marca ainda confirmou que as vendas começam entre o final deste ano e o início de 2013. Esteticamente o hatch mudou pouco em relação ao conceito apresentado durante a última edição do Salão de Frankfurt.

Além do kit aerodinâmico composto por aerofólio, saias laterais e para-choque traseiro com difusor de ar, o Fiesta também recebeu rodas aro 17”, novo para-choque dianteiro, com grade redesenhada em relação ao modelo “civil”, faróis com máscara negra e detalhes, como as entradas de ar inferiores, que o deixam com um visual ainda mais invocado.


O interior conta com acabamento exclusivo para a versão e os bancos possuem formato esportivo fornecidos pela marca Recaro, além de ostentar um novo volante com comandos satélites.

Debaixo do capô o modelo carrega o motor 1.6 EcoBoost de 180 cv e 24,4 kgfm de torque. Em outras palavras, com esse bloco o Ford Fiesta ST leva menos de 7 segundos para sair da imobilidade e atingir 100 km/h, além de atingir máxima de 220 km/h. Nada mal para um hatch com um pequeno motor turbo.

A marca norte-americana ainda estuda levar essa versão aos Estados Unidos, mas para o Brasil é quase certo que o que virá é apenas o desenho para uma possível reestilização que pode chegar junto com sua nacionalização.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ford B-Max dispensa coluna B em busca de versatilidade


O Salão de Genebra abriu as portas para a imprensa nesta terça-feira (06) e uma das grandes novidades da Ford é a B-Max, minivan de pequeno porte derivado do hatch (New) Fiesta e que, naquele mercado, mira no Honda Jazz (Fit), Nissan Note, além do seu principal concorrente, o Opel / Vauxhall Meriva.


O grande destaque do modelo é o seu sistema de abertura das portas, que dispensa a presença da coluna B. Para conseguir isso, o modelo foi equipado com portas dianteiras convencionais e traseiras do tipo deslizantes que se abrem de modo independente.


O carro teve sua estrutura lateral reforçada, sendo que, de acordo com a marca, 58% dos materiais utilizados na estrutura da carroceria e nas portas são de alta resistência.


“O principal objetivo foi beneficiar os clientes com esse novo sistema de portas e ao mesmo tempo garantir um ótimo desempenho de segurança para os ocupantes,” explicou Klaus-Peter Tamm, Engenheiro-Chefe da Ford Europa.

No conjunto final, a nova B-Max oferece uma área de abertura de 1,5 metro – quando as portas dianteiras e traseiras estão abertas – o que facilita a entrada dos passageiros e até de objetos relativamente grandes.

Outro destaque da minivan é que ela pode ser equipada com o novo motor 1.0 EcoBoost, apresentado em novembro de 2011. Com duas variações, esse bloco pode desenvolver 100 cv ou 120 cv e ainda conta com sistema Start & Stop, sendo que a versão mais potente pode rodar até 20,4 km por litro de combustível e emitindo apenas 114 gramas de CO2 a cada quilômetro percorrido.

Existem ainda duas outras opções de propulsores a gasolina e dois a diesel. São eles os Duratec 1.4 de 90 cv e 1.6 de 105 cv, este último acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades, além dos blocos Duratorq TDCi, o 1.6 de 95 cv e o 1.5 com 75 cv.

O modelo ainda conta com o sistema SYNC com acionamento de funções por comando de voz, que ainda pode controlar algumas tarefas do celular, desde que esse esteja sincronizado através do bluetooth. Mas a grande sacada da Ford foi integrá-lo a um novo mecanismo chamado de Assistência em Emergência.

Esse dispositivo auxilia os ocupantes a estabelecer contato com os serviços de emergência de mais de 30 países europeus, sendo bastante útil nos casos em que os passageiros ficam presos nas ferragens após um acidente em uma estrada vazia.

O novo Ford B-Max começa a ser comercializado no final deste ano na Europa. No Brasil, não existem informações sobre sua vinda, mas seria interessante ter um veículo com toda essa tecnologia rodando entre nós.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 8 de março de 2012

Ford faz testes de segurança para grávidas com roupa especial


Uma das mais impressionantes e claras formas de ver a perfeição da natureza é a gravidez. As mulheres ficam mais bonitas, é possível notar o amor nos olhos de cada uma – salvo exceções – e, logicamente, os cuidados com a saúde dobram. Na hora de dirigir, a preocupação com o barrigão também é comum. Pensando nisso, a Ford criou um novo sistema para testar a segurança para as grávidas ao volante. Projetado sob um tipo de macacão, a vestimenta tem as mesmas formas de uma gestante e pesa 2,7 kg com compartimentos almofadados e água, tudo para a realização das provas de segurança.

Segundo a montadora, a roupa ajudou na simulação de situações em que gestantes poderiam passar por dificuldades comuns atrás do volante. Conforme informou a marca, o resultado dos estudos foi um novo ajuste para os cintos de segurança, volante e botões no painel. Outra tecnologia em prol das futuras mamães é o teste de impacto virtual. A marca, entretanto, não divulgou em quais carros especificamente essas mudanças foram aplicados.

Por fim, algumas dicas para as grávidas que ainda querem arriscar-se na hora de pilotar foram divulgadas pela Ford. Entre elas estão: uma observação sobre a distância do corpo com relação aos pedais, que deve ficar numa posição agradável deixando a barriga numa distância razoável do volante. O sinto de segurança deve ficar o mais próximo possível do corpo e a alça pélvica (parte de baixo) deve ficar abaixo da barriga e não sobre ela. É aconselhável que a alça superior fique entre os seios, protegendo a região torácica, e que o sinto nunca fique embaixo do braço ou atrás das costas
fonte: iGCarros

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ford inicia pré-venda da nova Ranger na Argentina


A Ford argentina anunciou o início da pré-venda da nova picape Ranger no país vizinho. O modelo chegará ao mercado dos hermanos dentro de três meses, mas a marca já está querendo assegurar alguns compradores, visando a concorrência com a também nova Chevrolet S10, que estreará por lá em março.

Por enquanto, os argentinos poderão encomendar as suas picapes em versões mais completas e potentes, com motorização 3.2 TDCI de 200 cv e configuração Cabine Dupla, tanto 4x2 quanto 4x4. Depois disso, receberão, também, outras opções de propulsores.

No Brasil, as vendas da nova Ranger deverão ser iniciadas em abril (provavelmente ao mesmo tempo que na Argentina). Para saber se haverá uma pré-venda por aqui, o iG Carros entrou em contato com concessionárias da marca, que afirmaram ainda não ter recebido nenhum tipo de informação sobre o assunto.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 6 de março de 2012

Tração dianteira bomba as vendas do Edge


O Ford Edge foi lançado no Brasil em 2008, mas não chegou a fazer o “furor” que o Fusion fez, por exemplo. Em 2011, o crossover vendeu 1.989 unidades, número (bem) abaixo de concorrentes como Kia Sorento (10.115) e Hyundai Santa Fe (8.038)

Para mudar o quadro, no final do ano passado, chegou a versão com tração dianteira. Com preços mais baixos e um bom pacote de itens de série, parece que a novidade conseguiu "bombar" as vendas do modelo, tanto que a marca divulgou que, em pouco mais de um mês, foram emplacadas 612 unidades.

Parece pouco, mas se levarmos em consideração os números do ano passado (média de 165 carros por mês), esse resultado é uma verdadeira conquista.

Disponível em duas versões – SEL e Limited –, o crossover da Ford é equipado apenas com um único motor, o 3.5 V6 Ti-VCT, que possui duplo comando variável de válvulas e desenvolve 289 cv. Acoplado a ele está a transmissão automática SelectShift de seis velocidades.

Caso o interessado queira o Edge com tração dianteira, terá que se contentar com a versão SEL, única disponível nesta configuração, com preços que partem de R$ 127.150. Já a Limited está disponível apenas com tração integral e seu preço pode chegar a R$ 155.422 com todos os opcionais. O modelo ainda oferece três anos de garantia total, com direito à assistência a pós-venda e à cesta básica de peças mais econômicas.
Fonte: iGCarros

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ford tira picape F-250 de linha


A Ford divulgou nesta terça-feira, 14, o cancelamento da produção da picape F-250. Sem muitas explicações, a marca disse que deixou de montar o utilitário na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, por questões de mercado. Mas é fácil notar um receio da Ford em relação ao preço da F-250 (partia de R$111.140), que coincidirá com o da nova Ranger, que chega ainda este ano.

Informantes ligados à Ford admitiram que o motivo de a produção ter sido parada foi a chegada do diesel S50. Segundo a fonte, como a F-250 já estava defasada, a chance de acontecer uma mudança no utilitário é grande. A breve declaração oficial da marca sobre o assunto foi a seguinte: "A Ford informa que deixou de produzir a F-250 em sua fábrica de São Bernardo do Campo por questões de mercado".

O iG Carros contatou algumas concessionárias da Ford para saber se há alguma possibilidade de comprar a F-250, porém, as tentativas foram em vão e o utilitário realmente foi retirado de todas as lojas. Uma boa notícia é que o modelo atual da Ford Ranger, com motor 3.0 diesel de 163 cv e 38,7 kgfm de torque, tração 4x4 e cabine dupla caiu de R$ 105.690 para R$ 89.900, um desconto de mais de R$ 15.000 para um carro que sairá de linha em breve.
Fonte: iGCarros

sexta-feira, 2 de março de 2012

Ford e Microsoft querem cuidar da sua saúde


Imagine a situação: você dirigindo seu carro, quando por algum motivo de saúde, percebe que precisa passar em um hospital. Ou, então, que queira algumas informações sobre uma doença qualquer. Parece ficção, mas vai se tornar realidade.

A Ford se juntou com as empresas Microsoft, Healthrageous e BlueMetal Architects para criar um dispositivo que faz o diagnóstico do motorista, encontra hospitais e oferece informações sobre enfermidades via comando de voz. A Ford disse que através do dispositivo Sync, desenvolvido pela empresa de Bill Gates e presente em diversos carros da marca, as pessoas terão, além do acesso a internet e GPS, a opção de cuidar da saúde dentro do próprio veículo.

Os alertas sobre a saúde do condutor serão enviados via sensores dentro do carro. Também é possível fazer um “check-up” usando os sensores do equipamento, assim o sistema terá uma base de dados como a quantidade de água consumida durante o dia ou os medicamentes ingeridos pelo motorista. Esses dados poderiam ser acessados fora do carro, por meio de gráficos.

"Essa tendência indica que o automóvel pode ter um papel de destaque no segmento crescente da saúde e bem-estar digital, já que as pessoas passam boa parte do tempo a bordo de um veículo", disse o gerente do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford, Gary Strumolo. A Ford não informou quando e se a tecnologia chegará no Brasil.
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ford lança Focus com motor 1.0


Vai pensando que motorzinho 1.0 é artigo exclusivo de carros populares no Brasil. A Ford inicia nesta quarta-feira (1) as vendas do Focus (sim, o hatchback médio!) no Reino Unido equipado com propulsor de apenas 1.000 cm³.

Mas não é um motor comum, caso contrário o público britânico o renegaria. Trata-se do bloco 1.0 Ecoboost, com apenas três cilindros, mas compensado com sistema de injeção direta de gasolina e turbocompressor. Ele também não é nada fraco: há uma versão com 100 cv e 17,3 kgfm de torque e outra com 125 cv e 20,4 kgfm. É equivalente a um motor 1.6 “brasileiro”.

As características do Ecoboost colobaram principalmente para o baixo consumo de combustível. Segundo a divisão inglesa da Ford, o Focus 1.0 pode percorrer em média 24,9 km por litro de gasolina consumido na versão de 100 cv, enquanto a opção mais potente roda até 23,9 km/l.

O Focus de baixo consumo, no caso o modelo na terceira geração, ainda vem equipado com sistema Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas, freios regenerativos, para recarga da bateria, indicador de trocas de marchas e grade do radiador móvel, que se fecha em altas velocidades no intuito de melhorar a aerodinâmica do carro.
Fonte: iGCarros
Related Posts with Thumbnails