Pesquisa personalizada

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Novo Focus terá airbags inteligentes


O Focus 2012 será o primeiro modelo da Ford a ser equipado com airbags frontais e laterais dotados de sensores que identificam o biótipo dos ocupantes. A novidade fará com que as bolsas infláveis ofereçam mais proteção à cabeça, pescoço, tórax e costelas do motorista e demais passageiros, já que sensores computadorizados detectam as medidas dos ocupantes e aplicam uma força apropriada para inflar os airbags.

Segundo o vice-presidente de desenvolvimento global de produto, Derrick Kuzak, a bolsa instalada para a proteção do motorista usará um mecanismo que controla a inflagem e a força de abertura do airbag.

A Ford está trabalhando no desenvolvimento desta nova tecnologia há cerca de dois anos. A marca afirma que a máxima de que “um tipo de airbag é suficiente para proteger todos os tipos de motoristas, de todos os tamanhos” não se aplica à segurança.

Já os airbags laterais do novo Focus terão um aumento na área de proteção ao tórax dos passageiros da frente, graças às “ombreiras” instaladas nas bolsas. A função delas é identificar o tamanho da pessoa por meio da posição onde o ombro do passageiro bate nas “ombreiras”. Assim, o computador pode aplicar uma pressão de ar apropriada para o airbag com base no biótipo da pessoa.

Os novos airbags serão oferecidos de série no Focus 2012, que começará a ser vendido no início de 2011 na América do Norte. A tecnologia vai estrear no hatchback médio, mas será estendida aos outros modelos da marca dentro de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails