A Ford deve anunciar nesta terça-feira (20) um investimento de R$ 400 milhões destinados à fábrica de Camaçari, na Bahia. Essa injeção de dinheiro servirá para a fabricação de um novo motor de três cilindros que, aos poucos, deve substituir o atual Zetec Rocam 1.0.
Segundo o site Automotive Business, esse novo bloco deve ser mais simples que o Ecoboost 1.0, lançado recentemente pela marca, e pode estar presente no possível compacto global que a será montado por aqui, baseado no conceito Start.
Até o momento, a Ford possui três motores em fabricação no Brasil: o Zetec Rocam 1.0 e 1.6 e o Sigma 1.6. Essa quantia faz parte de um investimento total de R$ 4,5 bilhões que a montadora fará no Brasil até 2015.
Downsizing
Após a crise econômica de 2008, a indústria automobilística tem buscado simplificar e reduzir o tamanho dos motores sem perda de desempenho, um movimento conhecido como downsizing. Esse não é o primeiro motor de três cilindros que chega ao mercado nacional. O Kia Picanto, o menor modelo da marca coreana, usa um motor 1.0 de três cilindros que virou flex este ano . Ao redor do mundo ainda existem outros como o 1.0 da Volkswagen (presentes também em modelos da Skoda e da Seat). A Fiat foi ainda mais longe e criou um motor 0.9 bicilindro que hoje equipa o 500 na Europa, já a PSA anunciou um novo motor 1.2 de três cilindros que estará presente no futuro Peugeot 208.
Fonte: iGCarros
Nenhum comentário:
Postar um comentário